18.9.06

Blanes 2000: mais janelas para o pinguim?

Outro gerenciador de janelas do mundo Linux, o Blanes 2000 começou como um projeto brasileiro para emular a aparência do Windows, provavelmente naquele intuito de deixar os usuários com um pouco menos de medo do SO livre.
Atualmente, quem visita a página, encontra o Blanes sendo vendido como "Solução Corporativa". O gerenciador de janelas em si, no site não tem informações, link pra download, nada, nada, apenas um "Estamos em construção. Aguarde novas atualizações!". Alguns sites oferecem o source para download, mas a coisa toda é pouco documentada, o que, na minha opinião, torna o projeto meio capenga.
E a interface emula bem a cara do Windows. Do Windows 98, isso sim. Mesmo os outros gerenciadores de janelas, como o KDE, Gnome, e até mesmo o FVWM-Crystal já têm um tema à la Windows XP.
Claro, cada um tem suas razões para ter ou não um Linux com cara de Mac OSX, Windows 3.11, Windows 98, Windows XP, OS2/Warp ou mesmo BeOS.
Mas continuo optando pelo desktop diferente, na alma e no cara.

Screenshots:
Blanes 2000
Gnome XP
KDE XP
FVWM-Crystal XP

Repetindo o óbvio

Troca de e-mails, em versão reduzida:

Eu:
Precisamos da arte do produto X, para aplicar na embalagem.

Cliente: Tudo bem, vai em anexo

Eu: Não dá pra ser usado assim, preciso do arquivo original em .psd com camadas...

Cliente: Não temos aqui, pra que você os quer?

Eu: Pra melhorar a embalagem, ficar mais atrativa.

Cliente (a essa altura já parece bate-papo de msn): Não dá pra usar assim? Você não pode vetorizar? O que você sugere?

Eu: Não daria tempo, o ideal seria a arte mesmo, para reaproveitarmos.

Cliente: Vou ver então com a agência que fez, precisamos colocar umas ilustrações pra valorizar o produto.

Aí eu desisti de responder...

17.9.06

Parabéns, formandos de 2006!

Me formei! Quer dizer, sexta-feira foi a cerimônia de formatura.
Foi muito legal, me emocionei, tremi... fui o orador, aí já viu...
Pra quem perdeu, aí vai o discurso:



Essa é uma noite muito especial para nós, pois marca um importante momento em nossas vidas.

Essa é a noite em que olhamos para o passado com lágrimas nos olhos, pela emoção dos momentos que vivemos; é a noite em que olhamos para os lados, com sorrisos, para nossos colegas, nossos amigos, nossos professores, e nossas famílias, felizes por essa conquista; e é a noite em que olhamos para a frente, em direção ao nosso futuro, com muito orgulho, pois somos formandos.

Foram cinco semestres de muita dedicação, muitas alegrias e frustrações, poucas noites de sono e praticamente nenhuma vida social; mas, acima de tudo, foram cinco semestres de investimento pessoal e muita fé em nós mesmos.

É com imenso prazer que venho hoje representar meus colegas, para dar a todos vocês aqui presentes, nosso muito obrigado.

Muito obrigado pela confiança em nós depositada, pelos momentos em que nos deram forças para seguir adiante, por serem nosso apoio nos momentos de dificuldade, e, claro, por também nos darem um puxão de orelha para nos manterem na linha.

Nosso obrigado também àqueles que duvidaram de nós, pois foram também uma grande motivação para chegarmos até aqui, e, num gesto sutil, dizer que vocês estavam errados.

Acredito na lei da Sincronicidade, em que nada é por acaso, e que as coisas vêm a nós quando estamos preparados para elas. Estarmos aqui hoje é a maior prova de que lutamos muito para conseguirmos alcançar nosso objetivo, ou, pelo menos, alcançar a primeira parte de um objetivo maior. E que também somos merecedores desta vitória.

E passar por tudo isso nos fez aprender muito. Nos fez crescer e amadurecer, mas não devemos nos deixar levar pela soberba ou pelo sentimento de superioridade; ainda estamos trilhando um caminho que tem muito a nos oferecer, se estivermos abertos e prontos para perceber e receber esse aprendizado.

Somos pessoas de sorte, não somente por sermos portadores de um diploma de nível superior, mas pelo amor à profissão que escolhemos. Se pensássemos apenas no dinheiro, seríamos incapazes de dar atenção a nossos sonhos, não nos tornaríamos pessoas completas. Temos a felicidade de sermos apaixonados por nossa profissão, e devemos nos lembrar disso a cada dia que levantarmos de manhã para encarar o mundo.

Eu poderia citar aqui grandes nomes, precursores do design, mas seria injusto para com os grandes profissionais e colegas que nos acompanharam nesses dois anos e meio, pois, como os que vieram antes deles, são nosso espelho para um brilhante futuro profissional e pessoal; foram também nossos professores, companheiros e amigos.

Assim só me resta, novamente, agradecer. (pq vc já agradeceu lá em cima).

Aos nossos pais e parentes, obrigado por todos os sacrifícios que fizeram por nós; somos os frutos de seu suor e amor.

Aos professores, obrigado não só pelo conhecimento oferecido, mas também por sua dedicação e amor à profissão, e que continuem sendo sempre um exemplo para nós.

Aos colegas e amigos, obrigado pelos bons momentos e pela amizade que fizeram destes anos lembranças inesquecíveis.

E a cada um aqui, nosso obrigado por honrar-nos com sua presença. Essa conquista é tão nossa quanto sua.

Parabéns, formandos de 2006... nós conseguimos!

Vida nova em Copacabana!

É, mudei... pra Copa.
Agora mais perto do trabalho, da academia... só ficou meio contra-pós: o curso é lá na Barra.
Mas acordar 5 dias mais tarde e só um mais cedo já é uma ótima!

12.9.06

Próximas atrações

Antes de mais nada, claro, a formatura. Primeiro, porque é o que está mais próximo; segundo, porque tem sido um constante aborrecimento.
Explico: não houve ensaio de nada; foi tudo feito corrido; problemas com as placas; ninguém se ofereceu pra ajudar nas cerimônia e na entrega de homenagens aos professores; rola uma história de que foi fechado um pacote para X alunos no valor de X reais para cada. Na penúltima prestação, alguns alunos desistem, e os que continuam, tiveram que pagar a diferença. Nada mais lógico que os alunos que sobraram na cerimônia, tivessem direito aos convites dos desistentes, certo?
Errado. Parece que os alunos desistiram há muito tempo, então, em teoria, os convites deles sequer foram feitos. Então, desistiram agora ou antes? E por que só soubemos dessa "diferença" a pagar agora? Bizarro e bisonho. Aliás, daria um bom título pra desenho, Bizarro e Bisonho. Enfim.
Próxima, em breve o Rudra estará no ar. O Rudra é um site de parceria com um amigo meu, de trabalhos mais focados em 3D (animação e modelagem) e um pouco de design em geral. Quero sair dessa área de design, tem muito cacique pra pouco índio, além dos velhos problemas de desrespeito e desvalorização da profissão, falta de ética e invasores (publicitários, arquitetos e metidos a sabichões). Então vamos focar em 3D, já que todo mundo diz "Uau!" até mesmo para aqueles clones mal-feitos do filme "Carros" ("Os carrinhos", vendido com alguns aparelhos de DVD nas lojas).
Mais alguma? Hm, só a Pós, que está sendo muito promissora. Tou super animado :-)