12.6.06

O bom, o mau, e o pinguim

Dois problemas ainda a caminho da solução: Jogos e Design no Linux.
Primeiro, sim, adoro jogos, encheram minha infância, enquanto outras crianças ficavam na rua jogando bola e correndo. O que que eu posso dizer, não era do meu agrado tentar um diálogo com alguém que perdia o dia correndo atrás de uma bola enquanto eu devorava prematuramente livros de Isaac Asimov. Pausa na divagação.
Jogos no Linux ainda são problemáticos, pouquíssimas empresas tem interesse em portar seus títulos pro *nix.
Assim como também ainda não entendi o porquê da Adobe não ter uma linha CS direcionada pra esse público OpenSource. Claro, existem bons softwares substituos, como o Gimp, o Inkscape, Sodipodi, e o Scribus; mas também estão longe da maturidade dos equivalentes na versão Windows, tirando o Blender quie só perde pro Maya, mas não deve em nada ao 3DS Max. Quanto aos jogos, existem ótimos sob licença GPL, mas não se tem tanto acesso aos jogos da moda.
Há a possibilidade de se usar um bochs, Wine, Crossover Office, Cedega, win4lin... mas tudo isso consome mais memória, por funcionarem emulando o Windows.
E, caramba, eu quero largar o windows exatamente pelo apetite insaciável dele por espaço e consumo de memória.
Windows Vista? Não mesmo, obrigado!

Nenhum comentário: